O Projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, se destaca ao promover o uso público responsável da RPPN Encontro das Águas, unindo ciência cidadã e turismo científico, uma iniciativa que alia conservação ambiental, fortalecimento de unidades de conservação, engajamento comunitário, monitoramento participativo da biodiversidade e ações que fomentam o desenvolvimento do turismo regenerativo no litoral paranaense.
O projeto foi realizada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Selva – RPPN Encontro das Águas, Naila IoT, LAMMA/UFPR Litoral, Ekoways Caminhos Regenerativo e ICMBio/Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, celebramos conquistas e a conclusão de metas e ações com resultados impulsionadores.
O projeto contou com a coordenação de Anne Zugman e equipe executora: Amanda Liara Selivon, Daniel Zambiazzi Miller, Larissa Warnavin, Nayana Machado e Ricardo Pamplona Campos
Ao longo de dois anos, o projeto alcançou resultados marcantes, com ações que refletem os valores do turismo regenerativo, como a inclusão de comunidades locais, a valorização do conhecimento tradicional e o uso de tecnologias inovadoras.
A EkoWays participou como consultoria especializada em Turismo Responsável e Regenerativo, contribuindo na construção de estratégias para o turismo responsável e regenerativo, priorizando a inclusão social, a preservação ambiental e a integração com a identidade cultural das comunidades, o que resultou na criação do catálogo de serviços e produtos turísticos, alinhado às práticas regenerativas e no fortalecimento de redes locais.
Principais conquistas para grandes transformações:

Engajamento por Meio da Ciência Cidadã e Monitoramento Participativo:
O envolvimento das comunidades por meio da Ciência Cidadã como promotora do engajamento social voluntário na produção científica e no monitoramento participativo da biodiversidade.
Com o uso do aplicativo iNaturalist, durante a validação de roteiros turísticos e protocolos de monitoramento participativo da fauna, flora, clima e restauração ecológica, tanto estudantes, quanto moradores do entorno da RPPN Encontro das Águas e do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange participaram ativamente no levantamento de dados sobre biodiversidade.
Esse processo fomentou o turismo científico como promotor de sustentabilidade financeira de áreas naturais protegidas, conectando atividades de lazer aos estudos ecológicos; e também o sentimento de pertencimento e a conexão entre as comunidades e seu território, princípios do turismo regenerativo.
Catálogo de Produtores Locais e Serviços Turísticos:
Foi realizado um inventário turístico para divulgação dos atrativos, produtos e serviços locais, com o objetivo no ecodesenvolvimento no entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire Lange (PNSHL).
Outro marco importante foi a criação do Catálogo de Produtores e Serviços Turísticos, que comunicou produtos e serviços que reuniram empreendimentos cadastrados, com foco em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade local, conectando visitantes a atrativos turísticos localizados no coração da Grande Reserva Mata Atlântica. Além disso, o PNSHL também ganhou uma poesia regenerativa

Informatização e Monitoramento Ambiental:
A instalação de sensores meteorológicos e hidrológicos, câmeras de captura noturna e tablets para apoio em roteiros turísticos e monitoramento ambiental, por meio da implantação de equipamentos e disponibilização de dados abertos, permitiu uma melhor gestão da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
Este monitoramento trouxe inovação para a conservação e para a oferta de experiências educativas que envolvem justiça e ampliação de conhecimentos sobre a emergência climática com dispositivos para alerta de prevenção a riscos e desastres.

Portal da Selva – Uma plataforma informativa:
O Portal da Selva, uma plataforma aberta de dados e informações, centraliza o acesso a mapas, divulgação de roteiros, atrativos turísticos, monitoramento em tempo real e fomento e promoção de produtos e serviços locais.
Além do fortalecimento econômico das comunidades de entorno, amplia as oportunidades de engajamento e cocriação com a rede de parceiros, inclusive conectado ao site da Grande Reserva Mata Atlântica
O Projeto Selva reafirma o poder transformador do turismo científico e ciência cidadã, inspirando ações que ultrapassam fronteiras e geram impactos duradouros. Convidamos você a explorar o Portal da Selva e a vivenciar os frutos dessa jornada regenerativa, assim como conferir o documentário Projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Juntos, continuamos a construir caminhos para um turismo que respeita, valoriza e conserva e fomenta a regeneração nas suas três relações. Desenvolva o turismo regenerativo na sua região ou negócio, com o apoio da Ekoways, uma empresa especializada em negócios turíscos de impacto no Brasil.