Após mais de um ano de isolamento dentro de nossas casas, muitos de nós renovamos o apreço pela natureza. Nos meses de Abril e Maio de 2021, prestamos uma consultoria de turismo regenerativo para o desenvolvimento de um novo produto de Banho de Floresta e Floresta Terapia, para o parceiro Instituto Terra Luminous. O espaço está localizado na área rural de Juquitiba, interior de São Paulo, a um raio de 70 km de São Paulo. Um local realmente iluminado e com muito potencial para atividades de Banho de Floresta, a começar pelo nome de seus territórios: Luz da Floresta e Chama Violeta.
Este novo roteiro é recomendado para as pessoas que estão vivenciando problemas como a exaustão mental, angústia, ansiedade, desânimo e com déficit de natureza, por passar muito tempo na frente das telas e do computador. Para quem está precisando de um espaço de vida selvagem para relaxar e experienciar as um pouco das medicinas naturais que a nossa grande terapeuta, a Floresta, pode nos propiciar.
E de onde surgiu o termo Banho de Floresta?
A idéia nasceu no Japão na década de 1980 e provou ser uma ferramenta muito eficaz para superar os efeitos negativos de uma vida agitada e ambiente de trabalho estressante. A prática também é indicada como uma forma de terapia psicológica e física, conhecida no Japão como Shinrin-yoku, “Shinrin” significa floresta e “Yoku” banho.
Oferecer atividades dentro da floresta permite que a pessoa se conecte com ela mesma, seus valores, suas necessidades, se experimentando como parte do todo, absorvendo a sua atmosfera com o objetivo de atingir um certo estado de bem-estar. Um verdadeiro mergulho na natureza de forma consciente, usando seus sentidos para obter uma ampla gama de benefícios para a sua saúde física e cura nos corpos físicos, mental, emocional, social e espiritual.
Os benefícios são muitos:
O banho na floresta permite que as partes estressadas de seu cérebro relaxem. Hormônios positivos são liberados no corpo. Você se sente menos triste, zangado e ansioso. É conhecido por aumentar o nível de energia, melhoria na qualidade do sono, diminuição da tensão arterial e recuperação mais rápida de lesões, doenças ou de uma cirurgia.
A natureza tem um efeito positivo em nossa mente e também em nosso corpo. Ajuda a evitar o esgotamento, além de auxiliar no combate à depressão. Melhora a saúde do coração, dos pulmões e é conhecido por aumentar o foco, a concentração e a memória.
Segundo a Manuela, terapeuta florestal de Costa Rica:
“Banho de Floresta é sobre recordar e não sobre aprender algo novo.
É sobre se acalmar a mente e despertar os sentidos. Nada é obrigatório, todas as atividades são um convite.
É sobre confiar que você irá encontrar tudo aquilo que procura na Floresta. É sobre consciência.“
Uma grande parte da evolução humana ocorreu na natureza. A conexão da natureza é intrínseca ao nosso comportamento e está inscrita em nosso código genético. Foi apenas durante os últimos 200 anos ou mais, que reduzimos nossa interação com o ar livre. Voltar à natureza pode nos levar a um estado elevado de consciência sensorial e uma sensação de calma alerta. É semelhante à sensação de voltar para casa e dá origem espontânea à paz e à felicidade.
Certas árvores, como as coníferas, também emitem óleos e compostos para se protegerem de micróbios e patógenos. Essas moléculas conhecidas como fitoncidas também são boas para a nossa imunidade. Respirar o ar da floresta aumenta o nível de células assassinas naturais (NK, do inglês Natural Killer) em nosso sangue, as quais fazem parte do nosso sistema imune. As células NK são usadas em nosso corpo para combater infecções, cânceres e tumores. Portanto, passar um tempo com essas árvores é uma forma especial de se banhar dessas árvores.
O Japão é conhecido por um dos ambientes de trabalho mais exigentes do mundo. Na verdade, eles até cunharam um termo específico para morte por excesso de trabalho (Karoshi). A pressão de desempenho dos empregos é tão alta que sobra muito pouco tempo para uma vida pessoal. Uma consequência interessante dessa cultura é o fato de que as taxas de casamento no Japão caíram drasticamente nos últimos 30 anos.
As cidades urbanas do Japão têm uma cultura hiper digital e uma obsessão peculiar por tecnologia. Na era da Internet, muitos japoneses estão passando mais tempo online e tendo menos interações sociais. Isso está levando a maiores incidentes de ansiedade e estresse. A depressão e a solidão também estão em alta.
Um resultado intangível dos banhos na floresta é o aumento da inteligência emocional e da autoconfiança, o que leva a melhores relacionamentos e melhor saúde social. Algo que sabemos intuitivamente, mas que agora está obtendo comprovação científica e validação por meio de pesquisas.
Quando algum espaço é criado entre nossas experiências e dependendo de como reagimos a essas experiências, somos capazes de responder com maior sabedoria e cuidado. Tradicionalmente, monges budistas na Índia, China e Japão percorriam longas distâncias para meditar na natureza. Já nas últimas décadas, a ideia da criação do “headspace” tornou-se conhecida como restauração em psicologia.
A Teoria da Restauração (Kaplan, 1985) e sua Teoria de Recuperação de Estresse (Ulrich, 1991) afirmam que nossa recuperação do estresse começa minutos depois de entrarmos em um espaço verde. Quando o corpo físico começa a se acalmar – a pressão arterial se estabiliza, os hormônios do estresse em nosso sangue diminuem e a tensão muscular diminui, surgindo os benefícios para a saúde mental.
Começamos a pensar com mais clareza, nossa sensação de vitalidade aumenta e nosso humor começa a melhorar. A meditação é difícil quando você tenta, fácil quando você não tenta. O simples ato de sentar e concentrar-se na respiração pode ser bastante difícil se você não estiver com a mente adequada. Manter seus pensamentos sob controle ou manter sua atenção em um objeto específico é uma tarefa muito desafiadora para iniciantes. Um grande número de pessoas desiste da meditação devido a uma experiência frustrante em suas tentativas iniciais. É por isso que é tão importante o papel de um bom professor e de um bom ambiente nesta jornada de aprendizado de atenção plena e meditação.
Quando você está imerso em um banho na floresta, torna-se mais fácil alcançar um estado de espírito pacífico. Prestamos mais atenção aos nossos sentidos e conforme vamos nos movendo na floresta com atenção, podemos não apenas obter todos os benefícios da meditação para nossa mente, mas também aumentar nossa imunidade, gerando saúde para nosso corpo. Neste momento somos guiados pelo maior professor de todos – a Natureza.
Por meio de atividades de conexão com a natureza e exercícios sensoriais, você pode alterar seu humor e níveis de energia, resultando em uma série de benefícios. Acreditamos que só uma visão sistêmica, unitária e harmônica, poderá nos aproximar de uma compreensão do que é nosso maravilhoso planeta vivo.
Além da consultoria voltada para cocriação desse novo produto de turismo regenerativo, a EkoWays prestou serviços com a elaboração de conteúdo sobre a biodiversidade local e sinalização de placas interpretativas para as trilhas. Apresentou um modelo de negócios regenerativo, com base na economia que cuida, e aprimorou o processo da jornada do visitante.
Foi um grande prazer vivenciar o dia a dia do Instituto Terra Luminous e apoiar projetos de conservação, os quais tem como missão: gerar impacto positivo na regeneração planetária, conservando o bioma Mata Atlântica, cultivando redes humanas sustentáveis que se relacionam com consciência e harmonia entre si e com a terra, e por meio de tecnologias socioambientais ecologicamente responsáveis e promotoras de equidade socioeconômica.
Nossos roteiros são cuidadosamente desenhados, sempre facilitando caminhos e destinos que favorecem a inter-relação da vida ecossistêmica para o cultivo de culturas regenerativas. Mais que turismo, incentivamos a evolução da consciência humana e que cada um viaje com ética e responsabilidade, percebendo-se como parte integrante do todo.
Venha conosco e trilhe pelos caminhos verdes e regenerativos da vida! <3 Entre em contato e tome um banho de floresta inesquecível.
Reserve sua experiência pelo e-mail: contato@ekoways.com
Ou se preferir, entre em contato pelo What’sApp:
Instagram: https://www.instagram.com/ekowaysturismo/
A meditação nos permite a conexão com nós mesmos e com Universo. Exercícios de autoconhecimento num ambiente silvestre, livre de poluentes e abundante em vida proporciona energia extra para esse aprender!! Muito interessante essa proposta! Parabéns pela iniciativa Ekoways!!
Parabéns pelo artigo super bem escrito! Fiquei muito feliz de ver nosso trabalho traduzido tão lindamente. Foi um prazer ter você aqui no Terra Luminous com a gente e sua contribuição foi muito importante para o Floresta kiCura nascer.