Turismo Sustentável

A união dos três pilares social, ambiental e econômico

O Turismo Sustentável é um evento complexo, mas de maneira resumida podemos dizer que se baseia em três pilares: o pilar social, quando respeita, valoriza e apoia a comunidade residente e sua cultura; o pilar econômico, quando impulsiona a economia e valoriza os produtos e serviços locais, distribuindo então a riqueza; e o pilar ambiental quando gera o mínimo de impacto aos recursos naturais e à biodiversidade, o que pode ir desde ações para mitigação da emissão de CO2 , à produção e destinação correta de resíduos, gasto de energia, água, papel, etc. Ou seja, o turismo sustentável busca gerenciar o negócio e a cadeia turística de maneira que cause o mínimo de impacto ambiental, atendendo tanto às necessidade do turista como também das comunidades receptoras.

Desenvolver o turismo de forma sustentável implica em ações que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas, isto é, que atendam as necessidades econômicas, sociais e ecológicas da sociedade conforme destacado pela OMT, em seu artigo 3 do Código Mundial de Ética do Turismo:

Desenvolver o turismo de forma sustentável implica em ações que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas, isto é, que atendam as necessidades econômicas, sociais e ecológicas da sociedade conforme destacado pela OMT, em seu artigo 3 do Código Mundial de Ética do Turismo:

A infra-estrutura deve ser concebida e as atividades turísticas programadas de forma que seja protegido o patrimônio natural constituído pelos ecossistemas e pela biodiversidade, e que sejam preservadas as espécies ameaçadas da fauna e da flora selvagens. Os agentes do desenvolvimento turístico, principalmente os profissionais, devem permitir que sejam impostas limitações ou obstáculos às suas atividades, quando elas forem exercidas em zonas particularmente sensíveis: regiões desérticas, polares ou de elevadas montanhas, zonas costeiras, florestas tropicais ou zonas úmidas, propícias à criação de parques naturais ou reservas protegidas.

O turismo sustentável deve ser aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, ou seja, capaz de satisfazer as necessidades das presentes e futuras gerações. Portanto, o desenvolvimento turístico deve pautar por “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível a produção de dejetos, deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais”. (Código de Ética, OMT).

Muitas vezes ele é confundido com o ecoturismo, e na verdade são atividades distintas. Por exemplo, uma empresa pode oferecer turismo sustentável em um grande centro urbano sem que o cliente tenha qualquer contato com o ambiente natural. Ainda que o ecoturismo também deva estar pautado nos mesmos pilares ambiental, social e econômico, ele ocorre no contato direto com o ambiente natural.

No Brasil ainda vemos muitos exemplos de degradação ambiental e sociocultural decorrentes do turismo. Nos seguintes posts, daremos dicas de como nós, como turistas, podemos ter atitudes mais responsáveis e que ajudem a promover o turismo como agente do desenvolvimento sustentável. A sua escolha de viagem é muito importante para os novos ciclos de consumismo que estão se fortalecendo no Planeta. Turismo Comunitário, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Responsável são as modalidades do Turismo que estão em expansão cada vez mais em prol de um mundo mais equilibrado e em busca de conscientização ambiental. Vem com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Simm
1
Oii 💚
Ekoways Turismo
Oii, é um prazer ter você por aqui!

Vamos conversar? 💚