✨ Agosto chegou nos relembrando da NECESSIDADE DE UMA TRANSIÇÃO de um modelo de economia linear para um modelo de economia circular ou até a economia regenerativa.
♻️ A economia circular é uma mudança sistêmica radical que aponta para uma economia funcional de reuso, reparação e valorização. O enfoque está na inovação e na resiliência a longo prazo e permite o desenvolvimento de novos modelos de negócio. Propõe a criação de organizações vivas. Cadeia inclusiva e sistêmica.
🌀 Já a economia regenerativa é uma proposta teórica em sintonia com o sistema capitalista vigente, mas que sugere mudanças no modo como as coisas são valoradas. O que a diferencia da economia padrão é que, enquanto na teoria econômica padrão pode-se regenerar os bens ou consumi-los até seu ponto de escassez, na economia regenerativa, ao levar em conta o valor econômico dos capitais originais, a Terra e o sol, pode-se restringir o acesso a esses bens de capital original de maneira que sua escassez seja evitada.
Vivemos na busca incansável do setor financeiro por “valor para o acionista” em nome da “eficiência do capital” – quando o que é necessário é uma compreensão mais integral do valor das partes interessadas.
Já temos consciência de que a economia não está separada da biosfera ou da sociedade na qual ela está inserida. A economia é um fluxo, energia de troca e pode ter vários outro modelos além do capitalismo como por exemplo a economia circular, a economia donut 🍩, economia compasiva, economia solidária, fluxuonomia 4D e economia regenerativa.
Quer ficar por dentro de mais temáticas como essa para movimentar um Agosto mais circular, deixe aqui seus comentários e reflexões!
Fique por dentro de nosso site, pois logo compartilharemos um texto sobre os 8 princípios da economia regenerativa. Vamos junt@s?!