II WORKSHOP DE INTRODUÇÃO AO TURISMO REGENERATIVO
O turismo influencia a qualidade ambiental e a qualidade ambiental influencia o turismo. Sendo uma atividade econômica intersetorial relacionada às condições geográficas e às necessidades de serviços públicos, é importante considerar que quando há planejamento inadequado de implantação da atividade turística (por falta de interesse da parte gestora no que está além do lucro fácil proveniente do desenvolvimento desenfreado do turismo), os impactos causados são inúmeros e muitas vezes gera o caos turístico. Turismo Regenerativo.
A má gestão de resíduos sólidos é um grande influenciador das mudanças climáticas e a falta de conscientização gera o descarte incorreto dos resíduos sólidos e diversos impactos. Alguns deles são poluição da fauna e flora, contaminação das águas superficiais e subterrâneas do solo, do ar, desperdício econômico de energia e reuso de recursos naturais que poderiam ser reciclados e destinados a uma economia circular.
De acordo com a rede One Planet Vision, facilitada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o clima não apenas condiciona o acesso aos recursos ambientais, mas também define a duração e a qualidade das temporadas turísticas. Portanto, reconhece que essa atividade contribui para a emissão de gases de efeito estufa (GEE) causadores do aquecimento global.
A mudança climática afeta diretamente a atividade turística. No litoral do Paraná, por exemplo, durante a temporada de turismo, o número de habitantes sobe de 290 mill para 1 milhão, podendo chegar a 3 milhões, causando conflitos e escassez hídrica. Além disso, há preocupação com a elevação do nível do mar e o desconforto gerado pela elevação da temperatura, o estresse térmico e a redução do período adequado de exposição solar. De acordo com um estudo do Painel Brasileiro para Mudanças Climáticas (PBMC) é projetado um aumento da temperatura em 2°C nos próximos anos, provocando a diminuição da demanda em destinos turísticos de sol e praia, surgindo a necessidade de novos destinos turísticos em unidades de conservação, implicando superlotação nessas áreas e, consequentemente, impactos ecológicos na conservação da biodiversidade.
“A Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) em 2021, sinaliza o impacto da atividade turística no meio ambiente. Segundo o último estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do International Transport Forum (ITF, na sigla em inglês), as emissões de dióxido de carbono (CO2) do turismo aumentaram pelo menos 60% entre 2005 e 2016. Se a descarbonização não for desacelerada, as emissões aumentarão 25% até 2030 em relação a 2016. Esse comunicado assegura que recuperar o ambiente natural e ressignificar a nossa relação com ele será fundamental para que o setor se recupere da pandemia, além de trabalhar em prol de garantir a sua prosperidade no futuro e a sua resiliência.
De acordo com a pesquisa feita pela Booking.com, em Abril de 2022, realizada a partir da coleta de insights de 30mil viajantes em 32 países e terrtitórios, destaca-se o desejo crescente por estadias mais sustentáveis, aumento de destinos e horários alternativos para evitar a superlotação, além do maior interesse em uma filosofia regenerativa cocriada em conexão com a cultura e comunidades locais.
O estudo demonstrou que 69% dos viajantes estão buscando por opções mais sustentáveis em suas viagens, enquanto 59% já estão compensando suas emissões ou com intenção de fazê-lo. Confira abaixo mais alguns dos resultados da pesquisa sobre Viagens sustentáveis:
- 71% dos viajantes do Reino Unido confirmam que viagens sustentáveis são importantes para eles, com 42% dizendo que notícias recentes sobre mudanças climáticas os influenciaram a fazer escolhas de viagens mais sustentáveis;
- Um terço (33%) diz ter ficado em uma acomodação sustentável no ano passado e 62% pretende fazê-lo pelo menos uma vez no próximo ano;
- 55% dos viajantes dizem que querem deixar os lugares que visitam melhor do que quando chegaram, com 26% revelando que optaram por viajar fora da alta temporada para evitar a superlotação;
- Mais de 100.000 propriedades em todo o mundo agora estão sendo reconhecidas por seus esforços de sustentabilidade com um selo Travel Sustainable na Booking.com
Você quer gerar impacto positivo para a natureza e para a sociedade por meio do turismo?
O que é Regeneração? É um convite para ser uma parte consciente da co-evolução com a natureza e a totalidade que nos rodeia. O turismo é mais uma das chaves potencializadoras que podem ser desenhadas para o desenvolvimento regenerativo. O setor movimenta 1.200 milhões de pessoas em todo o mundo. E, quando bem aplicado, tem um potencial inegável de superação da pobreza, sendo uma ferramenta social que ajuda a compreensão, multiculturalismo, inclusão e, portanto, uma cultura de paz.
Chegou a hora da regeneração! De construir comunidades que integram novas formas de pensar o mundo, deixando para trás os velhos paradigmas. Para atender a esse chamado, lançamos a segunda edição do
II Workshop de Introdução ao Turismo Regenerativo no Brasil
A Iniciativa Global de Turismo Regenerativo (IGTR) é um espaço global colaborativo onde profissionais, lugares, empreendedores e agentes de mudança co-criam uma nova visão e compreensão para inovar o desenvolvimento do turismo para pessoas que possuem o interesse genuíno de ir além da sustentabilidade.
A IGTR, facilita a mudança da percepção, desperta propósitos e geram condições para a transformação.
A EkoWays é parceira e facilitadora (g)local da IGTR. Nosso propósito é desenvolver o Turismo Regenerativo no Brasil. Juntos, queremos gerar mudanças nos valores do mundo e criamos uma nova forma de fazer projetos, baseada na inteligência da vida, no bem viver e novos paradigmas no turismo.
Em 2022, realizamos o 1º Workshop de Turismo Regenerativo no Brasil. Esse workshop tem como objetivo facilitar a mudança da percepção, despertar propósitos e gerar condições para essa transformação.
Neste curso você aprenderá a se tornar um agente de transformação capaz de desenvolver a metodologia apresentada de “Aprendizagem Evolutiva”, um método que o levará a um processo de conexão com as três relações da regeneração e as três dimensões do ser humano.
Amplie a visão holística no turismo e aprimore as capacidades dos sistemas sociais e ecológicos do seu território. Clique abaixo, preencha cuidadosamente o formulário de aplicação para garantir sua vaga. Os valores e formas de pagamento estão descritos no link a seguir: Inscrição Workshop de Turismo Regenerativo
Para quem é o workshop?
Este curso é para as pessoas que estão envolvidas com turismo que enxergam grande potencial nos projetos em que estão envolvidas, mas que ainda não encontraram a narrativa e abordagem ideais para ajudar as pessoas a realizarem esse propósito.
É para aqueles que sabem que a sustentabilidade nunca irá alcançar os resultados necessários se nós não mudarmos a cultura e a forma como trabalhamos o turismo.
É para você que sente um chamado em prol de turismo regenerativo, mas não possue clareza sobre como é possível trabalhar rumo a este objetivo.
Este curso serve às pessoas que estão em busca de novas possibilidades profissionais e pessoais, assim como aqueles que querem levar o seu trabalho a níveis maiores de realização.
- Gestores de operadoras de turismo, empresários, acadêmicos e estudantes, associações e ONGs;
- Líderes de empreendimentos comunitários que implementam, administram ou fazem parte do turismo comunitário;
- Consultores e assessores que querem inovar, agregar valor, aprimorar competências abrangentes em turismo e levar novas ferramentas para ser um agente de mudança e líder regenerativo;
- Servidores públicos que querem se capacitar em inovação, design de experiência e articulação territorial;
Você aprenderá:
- Como criar um entendimento holístico do território e visão holística do mundo;
- Como argumentar os princípios do desenho regenerativo para o seu projeto de turismo;
- Como identificar os padrões da natureza e organizações vivas;
- Como identificar os elementos chaves para o desenho de uma experiência de turismo regenerativo;
Resultado
Ao fim, o agente de transformação terá clareza sobre o movimento e metodologia do Turismo Regenerativo e como ele aumenta a efetividade de outras abordagens da sustentabilidade. Terá uma maior habilidade em envolver clientes e colegas de trabalho em torno de um potencial regenerativo e uma direção evolutiva.
Esta formação e imersão de 4 módulos de 4 horas cada dia, irá apresentar ferramentas práticas, concretas e flexíveis para reforçar o propósito e a identidade da sua proposta, criando uma experiência turística de valor e em harmonia com o homem e a natureza.
Isso inclui desenhar processos que te mantém crescendo pessoalmente e profissionalmente ao integrar o trabalho de desenvolvimento interno e externo, desenvolver a sua capacidade para aplicar o pensamento sistêmico e gerenciar a complexidade em qualquer escala e desenvolver novas formas de pensar e fazer turismo. Ao terminar o curso o participante receberá um certificado internacional de Turismo Regenerativo e fará parte dessa grande rede e movimento que está em andamento na América do Sul e se iniciando no Brasil.
Saiba como ampliar a sua rede de cooperação, fazer uso de uma economia mais circular e solidária.
O workshop acontece nos dias 9, 10, 16 e 17 de Maio de 2023, das 18h às 21h (horário de São Paulo). Clique aqui para saber mais
E venha fazer parte dessa travessia co-evolutiva conosco!