Vamos reservar um momento para relembrar e comemorar 2021

Retrospectiva dos melhores momentos, aprendizados e impactos de 2021.

Foram muitos os desafios ao longo do caminho, afinal não foi um ano fácil para o mundo, assim como para o turismo também não… ainda assim, continuamos fortes em nossa missão de prestar serviços em prol do desenvolvimento do turismo regenerativo.  Foi um ano de proporcionar consultorias Lixo Zero para parques e pousadas, de assessorar Institutos na elaboração de produtos como por exemplo: banho de floresta, e de auxiliar no desenho de experiências para Reservas Particulares.

grande reserva mata atlantica

Em 2021, conhecemos novos parceiros do turismo, interagimos com praticantes regenerativos,  colaboramos com diferentes redes nacionais e internacionais, mapeamos as potencialidades de um novo território, setor do Vale do Ribeira, com tempo suficiente para sentir o lugar, conhecer novos empreendimentos turísticos da Grande Reserva Mata Atlântica.

Nosso propósito

Promover experiências de turismo em territórios regenerativos, fazendo uso de espaços sustentáveis que promovam conservação da natureza e educação ambiental, enfatizando a integração de todos os atores em sua concepção. A fim de apoiar o propósito cocriado do destino e auxiliar a operação de fluxos de visitantes com alianças co-evolucionárias, a fim de construir a capacidade dos sistemas socioambientais para obter um crescimento saudável a longo prazo e interações que sejam benéficas para o visitante, o território e a comunidade envolvida.

Veja alguns destaques dos nossos caminhos, estudos e serviços de 2021:

MAPEAMOS NOVOS CAMINHOS E FIZEMOS RECONHECIMENTO DE DIVERSAS ÁREAS:

• Conhecemos Juquitiba e o Instituto Terra Luminous onde realizamos um reconhecimento das áreas protegidas Chama Violeta e Luz da Floresta; em que tivemos a oportunidade de acompanhar o trabalho de Georeferenciamento de alguns pontos dentro dessas áreas;
  • Conhecemos a cidade de São Miguel Arcanjo e fizemos um reconhecimento da área da Reserva Refúgio das Araucárias;
  • Reconhecimento das trilhas do Parque Carlos Botelho – Nucleo 7 barras – com atividade de birdwatching;
  • Visitamos também a chácara de produção de Cambuci;
  • Fizemos o reconhecimento das trilhas da RPPN Trápaga e conhecemos alguns dos projetos do Instituto Manacá;
  • Seguimos em direção a Eldorado para reconhecimento dos Quilombos Pedro Cubas de Cima, Pedro Cubas, André Lopes, Sapatu e Ivaporanduva;
  • Conhecemos as trilhas, os guias, alguns operadores turísticos locais do Parque Estadual Caverna do Diabo
  • Seguimos em direção a Iporanga para mapeamento das potencialidades da região além do PETAR, conhecemos o Instituto de Pesquisa e Biodiversidade IPBIO, a Cachoeira Sem Fim, o restaurante Paladar Raiz e fizemos a trilha das PANCS;
  • Reconhecimento das Trilhas do PETAR – Núcleo Santana
  • Viagem para Ilha Comprida, Cananéia e Ilha do Cardoso para reconhecimento de área e alinhamento com parceiros;
  • Visita a Pousada Namastê;
  • Conhecemos a Reserva Legado das Águas, a Pousada Recanto das Aves e Pousada da Ally em Iguape;
  • Reconhecimento da área da Reserva da Guaricica – SPVS – Antonina.
  • Reconhecimento da trilha do Parque do Pau Oco, Salto da Fortuna;
Vale do Ribeira

PROMOVEMOS WORKSHOPS ONLINE E PRESENCIAIS E TAMBÉM NOS CAPACITAMOS:

• Workshop Online sobre Earth Day: Regeneration and Zero Waste Cases in Brasil para 20 alunos internacionais de Universidade americana;
  • Workshop presencial de Educação ambiental, Cases e Parque Lixo Zero para colaboradores do parque Carlos Botelho;
  • Workshop sobre as ODS da Agenda 2030 e conceito Lixo Zero para os colaboradores da pousada;
  • Workshop Online – Ser Lixo Zero – Projeto de Educação Ambiental Fazenda Urbana
  • Workshop Online – Caminho dos 7 Chakras
  • Capacitação junto a Iniciativa Global de Turismo Regenerativo (IGTR) – Workshop de Introdução ao Turismo Regenerativo
  • Capacitação junto a Iniciativa Global de Turismo Regenerativo (IGTR) – Workshop Desenho de Experiências Regenerativas;
  • Capacitação junto ao Curso Semillas de la Regeneración junto ao The RegenLab;
  • Selo SESI ODS 2021

PRESTAMOS DIVERSOS SERVIÇOS COM CONSULTORIAS, ASSESSORIAS E CONDUÇÃO DE VIAGEM (Tour Leader)

• Consultoria para desenvolvimento do produto turístico regenerativo Floresta KiCura com a elaboração de sinalização de atrativos naturais e modelos de placas interpretativas;
  • Entrega do Manual de Consultoria do Programa Floresta KiCura como um produto de Turismo Regenerativo;
  • Desenhamos em co-criação uma experiência de educação ambiental florestal para crianças no Instituto Terra Luminous;
  • Projeto de Sinalização de Placas Interpretativas para a Trilha da Jaguatirirca, (ITL);
  • Benchmarking em Floresta Terapia e Banho de Floresta;
  • Produção de inauguração do Programa Floresta KiCura no evento Avalon do ITL (Instituto Terra Luminous);
  • Participação da 1º rodada de Negócios da GRMA (Grande Reserva Mata Atlântica);
  • 15 dias de Volunturismo regenerativo residindo no Parque Carlos Botelho;
  • Revitalização da sinalização das placas dos residuários do PECB.
  • Consultoria para implementação de composteira para gestão dos resíduos orgânicos da Pousada das Cavernas;
  • Sinalização de placas para facilitação separação dos resíduos para reciclagem na Pousada das Cavernas;
  • Atualização do site com oferta dos nossos serviços de consultoria, workshops e assessoria;
  • Condução de Viagem como Tour Leader para Adventure Week São Paulo Ribeira Valley
  • Elaboração e execução da Rota Spirit of Nature of Atlantic Rainfores Ribeira Valley com turistas internacionais;

PARTICIPAMOS DE CÍRCULOS REGENERATIVOS, REDES E PROJETOS

Apresentando a GRMA e a EkoWays Caminhos Regenerativos
  • Participação do Projeto de Vermicompostagem junto a UTFPR, coletivo Lixo Zero e Fazenda Urbana de Curitiba;
  • Fizemos parte dos círculos sociocráticos da comunidade Terra Luminous;
  • Início dos estudos do Círculo Regenerativo junto ao Instituto de Desenvolvimento Regenerativo (IDR), com a trilha de aprendizagem Paradigma Regenerativo;
  • Trilha de aprendizagem Liderança Regenerativa do IDR (Insttuto de Desenvolvimento Regenerativo);
  • Participação de Workshop: Investigando a sua prática regenerativa do IDR
  • Participação de reuniões das Redes da GRMA, Portal de SP e PR; e também das reuniões do GT de TBC da GRMA; rede de TBC da Ashoka Brasil; rede de consultores do IBLZ (Instituto Brasil Lixo Zero);
  • Participação de oficinas e rodas de CNV;
  • Participação do Projeto Corredor da Biodiversidade que conecta o Parque a Reserva Refúgio das Araucárias, margeando o Rio Taquaral;
  • Participação da rodada de negócios – MarketPlace Ribeira Valley no Paço Municipal de Iguape;
  • Programa Impacto Positivo junto a Campus B com oferta de estágio para 7 estudantes intercambistas internacionais;
  • Participação do Programa Experiências Rota do Pinhão – SEBRAE; Inserção de duas experiências na rota (City Tour Cidade Sustentável em Curitiba e Reconstruindo Caminhos em Bocaiuva do Sul);
  • Participação do Programa de Cocriação junto ao Territórios Regenerativos;
  • Participação do Programa Impulso Transformador do Territórios Regenerativos

Estudo de Caso de Rota de Turismo Regenerativo

Fomos um dos Casos do Círculo Regenerativo do Instituto de Desenvolvimento Regenerativo (IDR), abordando o tema de Turismo Regenerativo afim de investigar padrões e relações sistêmicas que nos ajude a construir e fortalecer comunidades para a cocriação de uma rota de turismo regenerativo no Vale do Ribeira.

Esse caso possibilita lançar um olhar sistêmico porque permite conceber uma nova forma de idealizar, realizar e fazer turismo. Além de trazer visibilidade para os projetos de base regenerativa que tenham a disponibilidade para receber, acolher e instruir os recursos humanos que passam além de transmitir os valores aprendidos, a fomentar e a promover o desenvolvimento econômico destas regiões. Porque inclui em uma única experiência a visão de integração e de unidade dos ecossistemas  que se realizam  enquanto entidades em evolução junto às comunidades humanas.

O recorte da investigação se deu baseado no desenvolvimento do modelo mais próximo ao ideal que aproxime e conecte o atendimento das necessidades existentes entre as comunidades receptoras e visitantes que seriam os atores com potencial em colocar em movimento os projetos dos diferentes territórios para que funcionem como uma base econômica de abundância.

Este desenho de experiências conjuntas viabiliza a construção desta jornada de aprendizagem colaborativa através de uma rota idealizada a iniciar-se no Vale do Ribeira, promovendo diversos benefícios por onde a rota for se consolidando, como por exemplo, os benefícios para saúde e bem-estar através do banho de floresta no ITL, hospedagem em cabana ecológica em São Miguel Arcanjo, Refúgio das Araucárias de vida selvagem, um território que desenvolve um trabalho a regeneração vegetal de uma área que antes trabalhava com agricultura extrativista, que oferece experiências de plantio de árvores nativas e oficina de compostagem. Com direito a visita ao Núcleo São Miguel do Parque Carlos Botelho com oportunidade de observação dos Muriquis, maiores primatas do Brasil e também conhecer o Instituto Manacá aproximando-se de projetos de conservação de grandes mamíferos como por exemplo a observação da anta e também de répteis, anfíbios e aves.
Participamos do evento de inauguração do Projeto de regeneração da Palmeira Juçara no núcleo 7 Barras, da unidade de conservação do Parque Carlos Botelho com direito a banho de floresta, trilha com observação de aves e cachoeira. Identificamos uma vivência de tintura natural com plantas da Mata Atlântica em Sete Barras, bem ao lado do Parque, além de exemplos de alimentação consciente. E outros locais para se visitar, conhecer e aprender como a fábrica de produção ecológica e plantação do palmito Pupunha. A região de São Miguel Arcanjo e o município de Sete Barras são especiais devido a oferta qualificada de experiências e tamanha riqueza de biodiversidade que favorece muito a observação de toda a fauna.  O caminho segue em direção a cidade de Eldorado, onde você pode percorrer por um circuito de quilombos, com visita a muitas cachoeiras e parques como por exemplo, o Parque Estadual da Caverna do Diabo. Na mesma estrada alguns quilômetros adiante, você encontra a cidade de Iporanga, área residente do Parque Estadual do Alto Ribeira – PETAR com suas múltiplas potencialidades de conexão com cavernas, trilhas, cachoeiras, institutos de pesquisa da biodiversidade e exuberantes ecossistemas de nosso bioma da Mata Atlântica. Em Cananéia, você pode visitar o Sítio Ecológico, Jardim Mirim  para experiências eco-gastronômicas com potencial de aprendizagem em apicultura, PANCS, meliponia e aromaterapia envolvendo as flores, cores, aromas e sabores da Mata Atlântica.

Esta rota busca lançar um olhar principalmente para a investigação de qual seria o público de interesse e a partir disto realizar o desenho do melhor modelo de oferta para rotas que integrem as demandas de experiências desejadas pelos visitantes com as necessidades de recursos humanos para atividades realizadas nas comunidades visitadas.

2021 foi um momento de construir relacionamentos com um mundo mais humano com base nos padrões e percepções da nossa natureza para a cura de pessoas e do planeta.  Tivemos um ano abençoado rodeado pela natureza e pessoas que confiaram em nosso trabalho, por isso somos gratos.

Desejamos que neste novo ano a criatividade nas escolhas prevaleça junto a vontade e coragem de viver o dia a dia. Se a alma e o coração desejam um novo tempo, é chegado o momento de fazer acontecer! Um Feliz 2022 para todos nós!